“Como fazer uma Auditoria SEO?“, é uma pergunta frequente que estarei pronto a responder, sendo utilizado em todos os meus serviços de SEO.
Entao, “Como fazer uma Auditoria SEO”? Antes de Começar:
Os processos de Consultoria SEO passam primeiro por uma faze de Auditoria. Conforme as necessidades do Cliente, para os Serviços SEO em questão. Após será feita uma orçamentação/ Agendamento de Reunião.
O que pode influenciar esse orçamento?
- O CMS em uso (WordPress, Prestashop, Shopify, Drupal, etc.)
- A hospedagem (tenho controlo total sobre ela para fazer facilmente as alterações necessárias, como acesso FTP?)
- Quem fez o WebSite deixou-o num estado de SEO lastimável, cheio de Erros Javascript?
- Quantas páginas possui o cliente, e quais pretende posicionar no Google?
- Entre outros fatores que veremos mais adiante.
Isto tudo impõe horas laborais a ter em consideração, e entrar em acordo mútuo.
Podemos começar por utilizar a Ferramenta Screaming Frog:
Por aqui consigo analisar os Erros de SEO com precisão, tal como quantas páginas existem no WebSite, que o cliente até as pode ter ao abandono sem dar conta, e a afetar a Posição dos Motores de Pesquisa (Google, Bing, etc).
Páginas desnecessárias:
- Incoerentes;
- Não trazem valor;
- Prejudicam os Analytics…
Na imagem acima podemos assimilar que em apenas 27% de Crawl/ Rastreamento do Website:
- 127 Páginas que já não existem e que têm de ser redirecionadas;
- Páginas com o Cabeçalho H1 “Mandatório”, inexistentes;
- Hiperligações com caracteres impróprios, ex: “www.carros.pt/toy ota$“;
- Imagens sem a TAG “Alt”;
- Páginas a dizerem ao Google para “Não as Encontrar“.
Análise de Estruturação dos Cabeçalhos
Podemos pegar no pior exemplo anterior e direcionarmo-nos para a homepage da Moviflor.
Os Cabeçalhos, ou Headings, devem estar conforme um documento de Word, ou seja, e simplificando:
- H1 (Título Principal Inexistente);
- Seguido de H2 ou Cabeçalho 2;
- Sub categorizando, conforme o Cabeçalho H2, por exemplo:
- Os produtos como H3 da mesma categoria;
- Repetir o H2 e respetivos H3 para outras categorias, ex: Iluminação, Jardim, Casa de Banho, etc.
A Homepage de um Website, é a Página SEO mais Importante.
Não havendo a própria categorização de produtos, com tudo espalhado, um SlideShow que não me traz nada de valor ou vende algo especial, sem coerência:
- Dá-me uma espécie de Dislexia;
- Ao Google Também.
Estruturação de URL’s ou Hiperligações
Os urls devem estar sempre bem estruturados.
Categorias de produtos, blogs, produtos, tudo. Peguemos no exemplo infamoso:
- https://www.moviflor.pt/pt/decoracao-e-textil/textil-de-cama/almofadas_401-263.html?c=1
À primeira vista, além de demasiado extenso, a subcategoria “textil-de-cama”, simplesmente não existe e isso não pode acontecer:
- https://www.moviflor.pt/pt/decoracao-e-textil/textil-de-cama/
EDIT: Peço desculpa, existe, mas não ideal:
- https://www.moviflor.pt/pt/decoracao-e-textil/textil-de-cama_280-263.html
Aposto que sendo um site em Prestashop, não se conseguiram ver livres dos “ids: 280 263”, que são 100% irrelevantes e apenas prejudiciais para o SEO.
Aproveitando este exemplo e falando dos Resultados SERP
Isto é o que chamamos “Title Tag” e “Meta Tag“. O que o cliente descobre quando pesquisa por “textil de cama” no google:
Se não fosse uma marca famosa clicava? é apelativo? Apenas Curiosidade.
Link Building
Para propósitos de “link building”, várias páginas terão de ser conectar entre si, criando uma teia de hiperligações. Incluindo páginas de websites relevantes e autoritários (que não lhe roubem o negócio).
Além da Estruturação do Website
Todas as páginas devem ter as normas principais:
- Google Core Web Vitals;
- EEAT;
- Densidade Correta da Keyword e Relevantes (Sabia que tem que se repetir para o Google?)
- SEO para Imagens; (Para não duplicar informação, deixo um Guia escrito por mim)
- Perguntas Frequentes (Awnser the Public/ AlsoAsked);
Google Core Web Vitals
O Google não consegue enfatizar mais a importância da Velocidade Mobile, para isso ainda usa um “SpeedTester” de um Smartphone com Internet 3G. Curioso?
Para isto seguem-se exemplos:
- Minificação HTML, CSS, JS;
- Aplicar uma política de Cache;
- Certificar que as imagens não renderizam em tamanhos para “Desktop” num Telemóvel, e em formato de última geração WebP, como máximo de 100kb por imagem;
- Avaliar o contraste de Cores, que pode não ser agradável para leitores, etc.
Nova Moda Google de 2024: E-E-A-T
Simplificado, As páginas têm que ter conteúdo Original, dar autoridade e que o autor tem conhecimento na matéria, como saber: “quem és tu?“.
Clique no Link Acima para uma compreensão mais aprofundada de um artigo do SemRush.
Mas, Afinal, o que é uma Keyword (Palavra-Chave)?
Uma Palavra-chave é precisamente o que escreve no Google quando procura por alguma Informação, Serviço, etc.
O que escreve quando quer “comprar um carro em segunda mão“? Escreve “carro segunda mão“, “comprar carro segunda mao“?
Pontos a ter em consideração:
- Keyword Extensas (Long Tail Keywords) têm uma dificuldade mais Baixa de Posicionamento;
- A Keyword quer transmitir Informação? Quer incentivar a compra? Uma subscrição?
Para saber esses pormenores existem várias ferramentas. Mesmo Perguntando ao Gemini, ele consegue-nos informar.
Perguntei para a Keyword “comprar um carro em segunda mão”, esta foi a sua resposta:
- Tipo de keyword: Transacional
- Nível de dificuldade em SEO: 60-70%
Último Ponto:
- Os Portugueses têm o hábito de escrever sem acentos!
Tirando o Exemplo da Moviflor, diversifiquei nas Ferramentas e fui ao Google “Keyword Planner” ou “Planeador de Palavras-Chave“:
Se o seu produto não faz parte da categoria de “Mobiliário de Jardim Barato“, será apenas penalizado ao longo do tempo. Utilizadores a saltarem fora da página mal descubram o valor, só iria prejudicar.
Aqui consegue também ter uma estimativa do que poderá estar mais, ou menos “trending” no futuro.
Qualidade do Domínio?
Mesmo que o SEO ON-Page (O que conseguimos trabalhar na página) não estiver nas melhores condições, mas afinal, porque a moviflor (com todo o respeito) é referenciada em todo o lado?
Para isto usei a ferramenta mais prática “Ubersuggest” e fiz um scan à Autoridade do domínio e dos seus Backlinks:
- Uma Autoridade Acima de 33 é ótimo para o mercado Português;
- Os Backlinks (Links provenientes de outros domínios a referenciando a moviflor):
- São de Qualidade ou tratados como SPAM?
- Vêm de vários Websites, ou apenas de um?
- Têm um bom “Anchor Text“, ou seja, não têm o “Clique aqui para ver mais” no link do domínio que aponta?
Estes fatores, tais como a antiguidade do seu domínio, possibilitam uma melhor qualificação nos motores de pesquisa.
Fui Mais a Fundo e Verifiquei a Qualidade dos Seus Backlinks
Em contrapartida, quis saber o seu Risco de Penalidade, sendo possível requisitar a sua remoção.
(Corre uma análise mais aprofundada de momento, mas para um site como a moviflor com milhares de páginas, provavelmente só amanhã estará pronto).
Os dois tipos de Backlinks mais comuns são:
- dofollow (indicam à google que aquela página domínio está a transmitir Autoridade);
- nofollow (não indicam autoridade, mas o clique é sempre bem-vindo, ou não).
- Neste caso 73,6% da Moviflor são “nofollow”.
Perguntas Frequentes SERP
Já se perguntou como aparecer nesta secção da Google?
Mais chato de explicar, mas parte de:
- Cabeçalhos;
- Texto;
- Coerência;
Parece simples, não?
E quanto a publicações de artigos em portais de noticiais? Acha que é ciência espacial?
Mas já seria fugir para tópicos mais avançados, como os schemas.
Finalizando este alvo de Respostas
Tudo dentro deste artigo é alvo de melhorias numa Consultoria SEO, dependendo do número de horas, ou até do posicionamento de certa palavra-chave.
O progresso Orgânico (SERP) é sempre Documentado Semanalmente ao cliente, de forma a acompanhar o progresso.
A Partir daí, caso interesse por parte do cliente, seria trabalhado o SEO OFF-PAGE, ou seja, e simplificando:
- Partilha de Posts entre Websites;
- Posicionamento em Websites de Notíciais, para partilha de conteúdo, etc.
Isto parte de entrar em contacto com outras empresas/ blogs e acabará por dar super relevância ao seu website.
Claro que existem mais segredos Ninja!
- Tal como a “quantidade certa” de palavras numa página;
- Mas, não é ao calhas que o branding se chama SEONinjaPT.
Com tudo explicado, não perde nada: Auditoria SEO Grátis
Fica ao critério!