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Como fazer uma auditoria SEO? Passos by SEONinja.PT©️

Como fazer uma Auditoria SEO?“, é uma pergunta frequente que estarei pronto a responder, sendo utilizado em todos os meus serviços de SEO.

Os processos de Consultoria SEO passam primeiro por uma faze de Auditoria. Conforme as necessidades do Cliente, para os Serviços SEO em questão. Após será feita uma orçamentação/ Agendamento de Reunião.

O que pode influenciar esse orçamento?

  • O CMS em uso (WordPress, Prestashop, Shopify, Drupal, etc.)
  • A hospedagem (tenho controlo total sobre ela para fazer facilmente as alterações necessárias, como acesso FTP?)
  • Quem fez o WebSite deixou-o num estado de SEO lastimável, cheio de Erros Javascript?
  • Quantas páginas possui o cliente, e quais pretende posicionar no Google?
  • Entre outros fatores que veremos mais adiante.

Isto tudo impõe horas laborais a ter em consideração, e entrar em acordo mútuo.

Consultor SEO Portugal: Como fazer uma Auditoria SEO
Como Prometido, Veremos a seguir “Como faço SEO”.

Podemos começar por utilizar a Ferramenta Screaming Frog:

Por aqui consigo analisar os Erros de SEO com precisão, tal como quantas páginas existem no WebSite, que o cliente até as pode ter ao abandono sem dar conta, e a afetar a Posição dos Motores de Pesquisa (Google, Bing, etc).

Páginas desnecessárias:

  • Incoerentes;
  • Não trazem valor;
  • Prejudicam os Analytics…
Como fazer uma Auditoria SEO Screaming Frog
Análise Moviflor.pt de Páginas com Erros

Na imagem acima podemos assimilar que em apenas 27% de Crawl/ Rastreamento do Website:

  • 127 Páginas que já não existem e que têm de ser redirecionadas;
  • Páginas com o Cabeçalho H1 “Mandatório”, inexistentes;
  • Hiperligações com caracteres impróprios, ex: “www.carros.pt/toy ota$“;
  • Imagens sem a TAG “Alt”;
  • Páginas a dizerem ao Google para “Não as Encontrar“.

Análise de Estruturação dos Cabeçalhos

Podemos pegar no pior exemplo anterior e direcionarmo-nos para a homepage da Moviflor.

Os Cabeçalhos, ou Headings, devem estar conforme um documento de Word, ou seja, e simplificando:

  • H1 (Título Principal Inexistente);
  • Seguido de H2 ou Cabeçalho 2;
  • Sub categorizando, conforme o Cabeçalho H2, por exemplo:
    • Os produtos como H3 da mesma categoria;
  • Repetir o H2 e respetivos H3 para outras categorias, ex: Iluminação, Jardim, Casa de Banho, etc.
Como fazer uma Auditoria SEO: Headings Map

A Homepage de um Website, é a Página SEO mais Importante.

Não havendo a própria categorização de produtos, com tudo espalhado, um SlideShow que não me traz nada de valor ou vende algo especial, sem coerência:

  • Dá-me uma espécie de Dislexia;
  • Ao Google Também.

Estruturação de URL’s ou Hiperligações

Os urls devem estar sempre bem estruturados.

Categorias de produtos, blogs, produtos, tudo. Peguemos no exemplo infamoso:

  • https://www.moviflor.pt/pt/decoracao-e-textil/textil-de-cama/almofadas_401-263.html?c=1

À primeira vista, além de demasiado extenso, a subcategoria “textil-de-cama”, simplesmente não existe e isso não pode acontecer:

  • https://www.moviflor.pt/pt/decoracao-e-textil/textil-de-cama/
  • https://www.moviflor.pt/pt/decoracao-e-textil/textil-de-cama_280-263.html

Aposto que sendo um site em Prestashop, não se conseguiram ver livres dos “ids: 280 263”, que são 100% irrelevantes e apenas prejudiciais para o SEO.

Aproveitando este exemplo e falando dos Resultados SERP

Isto é o que chamamos “Title Tag” e “Meta Tag“. O que o cliente descobre quando pesquisa por “textil de cama” no google:

Como fazer uma Auditoria SEO: SERP

Se não fosse uma marca famosa clicava? é apelativo? Apenas Curiosidade.

Para propósitos de “link building”, várias páginas terão de ser conectar entre si, criando uma teia de hiperligações. Incluindo páginas de websites relevantes e autoritários (que não lhe roubem o negócio).

Todas as páginas devem ter as normas principais:

  • Google Core Web Vitals;
  • EEAT;
  • Densidade Correta da Keyword e Relevantes (Sabia que tem que se repetir para o Google?)
  • SEO para Imagens; (Para não duplicar informação, deixo um Guia escrito por mim)
  • Perguntas Frequentes (Awnser the Public/ AlsoAsked);

Google Core Web Vitals

O Google não consegue enfatizar mais a importância da Velocidade Mobile, para isso ainda usa um “SpeedTester” de um Smartphone com Internet 3G. Curioso?

Para isto seguem-se exemplos:

  • Minificação HTML, CSS, JS;
  • Aplicar uma política de Cache;
  • Certificar que as imagens não renderizam em tamanhos para “Desktop” num Telemóvel, e em formato de última geração WebP, como máximo de 100kb por imagem;
  • Avaliar o contraste de Cores, que pode não ser agradável para leitores, etc.
Como fazer uma Auditoria SEO: Google Core Web Vitals

Nova Moda Google de 2024: E-E-A-T

Simplificado, As páginas têm que ter conteúdo Original, dar autoridade e que o autor tem conhecimento na matéria, como saber: “quem és tu?“.

Clique no Link Acima para uma compreensão mais aprofundada de um artigo do SemRush.

Mas, Afinal, o que é uma Keyword (Palavra-Chave)?

Uma Palavra-chave é precisamente o que escreve no Google quando procura por alguma Informação, Serviço, etc.

O que escreve quando quer “comprar um carro em segunda mão“? Escreve “carro segunda mão“, “comprar carro segunda mao“?

Pontos a ter em consideração:

  • Keyword Extensas (Long Tail Keywords) têm uma dificuldade mais Baixa de Posicionamento;
  • A Keyword quer transmitir Informação? Quer incentivar a compra? Uma subscrição?

Para saber esses pormenores existem várias ferramentas. Mesmo Perguntando ao Gemini, ele consegue-nos informar.

Perguntei para a Keyword “comprar um carro em segunda mão”, esta foi a sua resposta:

  • Tipo de keyword: Transacional
  • Nível de dificuldade em SEO: 60-70%

Último Ponto:

  • Os Portugueses têm o hábito de escrever sem acentos!

Tirando o Exemplo da Moviflor, diversifiquei nas Ferramentas e fui ao Google “Keyword Planner” ou “Planeador de Palavras-Chave“:

Como fazer uma Auditoria SEO: Google Keyword Planner
Já reparou como os portugueses procuram cada vez mais “Produtos Baratos“?

Se o seu produto não faz parte da categoria de “Mobiliário de Jardim Barato“, será apenas penalizado ao longo do tempo. Utilizadores a saltarem fora da página mal descubram o valor, só iria prejudicar.

Aqui consegue também ter uma estimativa do que poderá estar mais, ou menos “trending” no futuro.

Qualidade do Domínio?

Mesmo que o SEO ON-Page (O que conseguimos trabalhar na página) não estiver nas melhores condições, mas afinal, porque a moviflor (com todo o respeito) é referenciada em todo o lado?

Como fazer uma Auditoria SEO UberSuggest Backlinks

Para isto usei a ferramenta mais prática “Ubersuggest” e fiz um scan à Autoridade do domínio e dos seus Backlinks:

  • Uma Autoridade Acima de 33 é ótimo para o mercado Português;
  • Os Backlinks (Links provenientes de outros domínios a referenciando a moviflor):
    • São de Qualidade ou tratados como SPAM?
    • Vêm de vários Websites, ou apenas de um?
    • Têm um bom “Anchor Text“, ou seja, não têm o “Clique aqui para ver mais” no link do domínio que aponta?

Estes fatores, tais como a antiguidade do seu domínio, possibilitam uma melhor qualificação nos motores de pesquisa.

Como fazer uma Auditoria SEO: SEOSpyGlass

Em contrapartida, quis saber o seu Risco de Penalidade, sendo possível requisitar a sua remoção.

(Corre uma análise mais aprofundada de momento, mas para um site como a moviflor com milhares de páginas, provavelmente só amanhã estará pronto).

Os dois tipos de Backlinks mais comuns são:

  • dofollow (indicam à google que aquela página domínio está a transmitir Autoridade);
  • nofollow (não indicam autoridade, mas o clique é sempre bem-vindo, ou não).
    • Neste caso 73,6% da Moviflor são “nofollow”.

Perguntas Frequentes SERP

Já se perguntou como aparecer nesta secção da Google?

Consultor fazer uma Auditoria SEO: FAQS Google Serp

Mais chato de explicar, mas parte de:

  • Cabeçalhos;
  • Texto;
  • Coerência;

Parece simples, não?

E quanto a publicações de artigos em portais de noticiais? Acha que é ciência espacial?

Mas já seria fugir para tópicos mais avançados, como os schemas.

Tudo dentro deste artigo é alvo de melhorias numa Consultoria SEO, dependendo do número de horas, ou até do posicionamento de certa palavra-chave.

Como fazer uma Auditoria SEO: Resultados Semanais
Exemplo de Resultados Semanais meus (Seranking)

A Partir daí, caso interesse por parte do cliente, seria trabalhado o SEO OFF-PAGE, ou seja, e simplificando:

  • Partilha de Posts entre Websites;
  • Posicionamento em Websites de Notíciais, para partilha de conteúdo, etc.

Isto parte de entrar em contacto com outras empresas/ blogs e acabará por dar super relevância ao seu website.

Claro que existem mais segredos Ninja!

  • Tal como a “quantidade certa” de palavras numa página;
  • Mas, não é ao calhas que o branding se chama SEONinjaPT.

Fica ao critério!


Consultor SEO Portugal
Consultor SEONinja.PT