Começou o seu website, mas não sabe como fazer o SEO para imagens? Não aparecem no Google Imagens? Este Artigo foi pensado em Si!
O nosso ponto de partida de SEO para Imagens
O Google imagens e semelhantes, como o Bing Imagens da Microsoft, fazem parte dos maiores motores de pesquisa online.
Não falaremos sobre seo em redes sociais neste artigo.
Uma otimização o mais ideal possível, especialmente para websites, é uma valia preciosa!
Tiraremos por foco uma fotografia da minha cadela, para efeitos apenas informativos deste artigo.
Nota: Não é um pastor alemão anão (Esperemos passar despercebidos pela Google). 🤫
O que é SEO para Imagens?
SEO para imagens faz parte de uma série de técnicas, de modo a certificar-se que as imagens são bem posicionadas nos motores de pesquisa, tais como Google imagens. Especialmente útil para quem está no ramo da Fotografia, ou trabalha como Designer e quer expor as suas criações ao mundo, facilitando a sua localização.
Técnicas básicas de SEO para Imagens nos Websites
Eis os Pontos Principais e Fundamentais:
- Nome do ficheiro da Imagem;
- Tamanho do ficheiro;
- Formato última geração webp;
- Tags ‘alt’ e ‘title’;
- Legenda;
- Contraste de Cores;
- Cores Vivas;
Nome do ficheiro da Imagem
Algo que ninguém faz.
Quando tira uma foto, com a máquina fotográfica ou telemóvel, o ficheiro deve se chamar algo género:
- cam_20240213_155816770.jpg
Está 100% errado!
Após de fazermos a pesquisa pela palavra chave, da qual pretendemos para a imagem, neste exemplo, será:
- pastor-alemao-anao.jpg
Nota: não fiz a pesquisa para este exemplo, ficará para artigos futuros! 😉
Repare: sem acentos, espaços ou caracteres especiais!
Tamanho do ficheiro e formato de última geração WebP?
Para isso apresento-vos uma ferramenta muito fácil e intuitiva: https://squoosh.app/.
Aqui poderá redimensionar a imagem para o tamanho ideal e converter para formato WebP.
SEMPRE Inferior a 100 kB (Não esquecer este ponto)!
No meu caso, costumo limitar a largura para 1280px, visto ser já o formato HD, no qual não há grande distinção para Full-HD.
Poucos utilizadores usam computadores 4K com boas dimensões de ecrã para notar alguma diferença, muito menos em smartphones, capazes dessas aversões em densidade de pixéis.
TAGs ALT e TITLE?
Algo que também entra no esquecimento.
Cada ‘CMS’ tem as suas características para adicionar as necessárias tags, que poderão estar em falta.
Exemplo gráfico de como: Adicionar ‘alt’ e ‘title’ tags em WordPress.
Como na imagem da ligação acima, usei “Pastor Alemao Anao” para ambas as Tags.
Sim, sem acentos, sendo como as pessoas escrevem, geralmente em Portugal.
Legenda/ Caption?
A Google gosta de saber do que se trata a imagem, desta forma, por legenda, com o elemento HTML <caption>.
Fica aqui uma forma simples, em mais um exemplo WordPress:
Contraste e cores vivas?
Note que a Google não adora imagens de cores neutras ou planas, pelo menos sem propósito.
Pode sempre usar o Canva.com ou ferramentas de edição de imagens para smartphones.
No meu caso, sempre que não me quero nausear sem necessidade:
- Google Photos;
- Snapseed da Google;
- Remini;
- entre outras.
Pode sempre querer trabalhar em Photoshop. Para bom entendedor, os resultados sairão muito mais satisfatórios!
Dando como ponto de Fecho deste tópico: SEO para Imagens
É importante ter em mente que existem outros fatores que têm um impacto significativo, como:
- Otimização da ‘landing page’;
- Reputação da página ou domínio;
- A concorrência;
- ‘Bouce rates’…
Tudo será abordado daqui para a frente em Técnicas SEO by SEONinja.PT.
Espero ter sido útil e, com certeza, haverão mais novidades por aqui!
Deixo umas últimas questões pertinentes:
- Para fotógrafos, uma conversão normal de imagem perde as etiquetas de focagem, nome da câmara, autor, etc. E agora?
- Como otimizo melhor no WordPress?
- Como otimizo a imagem para as Redes Sociais?
- Quais as técnicas que eu uso?
Um Bem-Haja e Aguardarei o seu Retorno!